Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles

3/19/2011 03:18:00 AM |

Sinto em decepcionar todos aqueles que leram as críticas em vários sites de cinema falando que era um filme ruim e sendo assim não precisaria gastar seu dinheiro vendo "Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles", pois muito, mas muito mesmo pelo contrário, vá agora mesmo ao cinema ver, o filme é perfeito, extraordinário e muitos outros adjetivos de coisas boas.

Confesso fui ao cinema meio com desgosto, após ver toda a campanha de marketing do longa, acompanhar os desafios lançados pela produtora no twitter, e em seguida ver em vários sites de críticas de filmes, sem tirar nenhum, todos destruindo o filme, falando que era muito ruim e etc. Só tenho uma palavra pra todos esses, estão na hora de aposentar pois estão aficcionados em filmes velhos e não sabem ver o que é um ótimo longa de guerra, e o melhor juntando com ficção científica.

Bom vamos parar de falar sobre o que eu já havia lido em outros sites, e vamos colocar aqui tudo que senti. Bem para começar não sei se todos terão a mesma sorte que tive, pois assisti numa sala Digital 4K com projetor da Sony ou seja da mesma distribuidora do filme, ou seja o som e a imagem estavam para lá de perfeito, os tiros e explosões pareciam vir de toda parte da sala nos impressionando a cada momento de tão perfeitos.

As atuações convencem e muito, Aaron Eckhart está muito bem no papel do Sgto. Nantz e convence por demais de ser um "marine" que já sofreu em outras batalhas e está pronto para tudo nessa. Todos os demais personagens também estão prontos para suar a farda e lutar muito para salvar a cidade e consequentemente iniciar a salvação de nosso planeta.

Quanto a história por mais que pareça batida de muitos outros filmes, me agradou bastante, principalmente pela forma dirigida de colocar pontos dramáticos envolventes, não cessar a guerra um minuto praticamente durante todos os 113 minutos de produção. Uma breve sinopse já que o título diz muito é a Terra é invadida por alienígenas e domina várias cidades, o exercito é dizimado a poucos soldados e estes batalham para salvar um grupo de civís e tentar descobrir o ponto fraco dos alienígenas e salvar inicialmente Los Angeles. Ou seja, já foi visto isso em vários filmes, os quais muitos eu gostei razoavelmente e outros odiei (um dos que mais odiei foi "Guerra dos Mundos").

Quanto a direção, o diretor Jonathan Liebesman aprendeu a cartilha completa de filmar um longa de guerra, câmera na mão e não se preocupe de onde vem tiro, a ação tem de estar ali pra todo momento no calor do corpo dos combatentes, e tiro o chapéu pro cara, fez muito bem feito.

Vou falar pouco da fotografia e da arte, mas sem desprezar, pois muito bem feito o cenário é de guerra total tudo muito quebrado, carros parados, os alienígenas tudo bem meio filme do Schwarzenegger pra lá de andróides, mas ok afinal não sabemos como são os seres de outros planetas realmente para falar que estão errados, as naves também muito bem feitas digitalmente claro, mas bem produzidas sim. Efeitos de fogo também muito bem colocados e utilizados sem errar na mão.

Agora se tem um ponto que quero destacar é pro pessoal de efeitos sonoros, sensacional é economia no modo de dizer, eles conduzem o filme do inicio até o final. Claro tem todo o lance da sala que assisti, pois havia toda a tridimensionalidade do som que tanto ouvi durante as aulas de sonoplastia na faculdade, mas acredito que em qualquer outra sala todos os ótimos ruídos que estão nos mais variados momentos do filme serão bem ouvidos, tais como tiros, explosões, sons dos aliens e até as próprias vozes dos atores vindos das direções corretas quanto aos seus personagens.

Bem é isso, falei até demais hoje, mas quando algo me empolga não consigo parar de falar. E com muita certeza esse será um dos filmes que quero lembrar muitas vezes, não sou de comprar filmes para guardar, mas esse seria um caso que compraria para recordar mais vezes. Não apenas recomendo como militarmente falaria, ordeno que todos vejam, pois é muito bom, claro muitas mulheres não gostarão pois é bem violento, pois o gênero é guerra total, mas as que gostarem desse estilo vão que não irão se arrepender.

Alguns vão perguntar, nossa Fernando você gostou tanto do filme e não dará 10 coelhos, e respondo já de antecipação o motivo, pelas falas(diálogos) que achei um pouco superficial, estamos falando de linguagem de guerra ok, mas frases mais interessantes caberiam bem no longa. Fico por aqui, essa semana teremos mais 3 filmes por aqui, então aguardem atualizações. Abraços a todos.

9 comentários:

Ricardo disse...

Ótima crítica, Fernando. Também assisti ao filme e não estava entendendo porque esses "críticos de cinemas" detonaram tanto assim. O filme é muito bom. Quem gosta de guerra é um prato cheio!

Cardoso Junior disse...

Eu desisto de entender a crítica que AMA um filme de guerra "sem guerra" que é o ridículo "Guerra ao Terror" , e odeiam um filme de ficção que é a cara de um bom filme de guerra.
O filme é excelente, muito bem filmado, a câmera na mão dá um realismo absurdo e a falta de explicações nos deixa na mesma "vibe" das personagens.
Mas descobri um dos motivos da critica odiar o filme: ele é formuláico. Tem tudoq ue o público de massa adora.
Eles querem novidade, crítico adora se sentir CUlt. E ponto!

Fernando Coelho disse...

Completando o comentário muito bom do Cardoso, outra conexão possível para que os nossos amigos críticos de cinema possam ter falado tão mau do filme é que ele entrou em cartaz encarado como um blockbuster, e eles odeiam isso justamente pela palavra que você pos deles adorarem se sentir Cult. Obrigado pelo comentário para incrementar a minha opinião aqui no blog. E obrigado também Ricardo, é isso aí quem curte guerra esse é o filme, e que venha a guerra do Padilha no novo Robocop.

Leandro de F. Mendes disse...

Muito legal seu Blog...parabens!!!
Estou loco para assistir o filme...gosto muito desse tipo de filme.

http://leandropimentadoreino.blogspot.com/

Fernando Coelho disse...

Opa, obrigado Leandro vá assistir mesmo, acredito que irá gostar, comente depois o que achou aqui... ah curti seu blog também e irei lê-lo com frequência. Abraços.

Eduardo Giffoni disse...

Concordei 100% com você amigo, em meu blog fiz uma critica parecida, so um pouco mais agressiva contra os pseudo-criticos que detonaram o filme

http://cinenu.blogspot.com/2011/03/invasao-do-mundo-batalha-de-los-angeles.html

DogaoEliteBR disse...

Sinceramente? Clichês estão ficando esses críticos que querem fazer "tipinho", desgostando de todo filme com belos efeitos visuais, só para ser "do contra", como se entendessem muito de algo. Concordo plenamente com sua crítica, também gostei muito do filme, apesar de não apresentar nada de novo,o que na minha opinião, é apenas um alimitação do estilo, o filme cumpre o que promete.

Enfim, gostei muito do filme, atores e efeitos especiais. Gostei tbm da duração, 110 minutos de filme, bão demais :)

Fernando Coelho disse...

Eu li lá Eduardo, ficou bem legal mesmo... que nem disse o DogaoEliteBR acima já está ficando clichê mesmo as criticas deles... sempre falam mal de tudo que é agradável e diverte no cinema e babam ovo em cima de filmes pseudo-cults que não trazem nada em prol de quem gastou seu dinheiro para ficar feliz ou aprender algo com um filme.

Diego Oliveira disse...

Caras, me desculpem. Mas não é questão de ser cult não. O filme não chega a ser péssimo, mas não é as mil maravilhas descrito aqui (neeem de longe). A atuação é fraca, temática batida e os clichês.... Sinceramente, os clichês podem ser muito bons, se bem trabalhados (coisa que o filme não consegue fazer). Tudo é tão batido nessa película, que se voce pular dos 40 minutos pra algo em torno dos 120, poderá continuar assitindo o filme sem perder nada do enredo. Faz o teste. o filme tem uns 50 minutos de corre, atira, corre, atira... SACAL.

Pra finalizar, não vou nem entrar na questão da ideologia patriótica americana por trás do filme (por sinal, me parece que Hollywood tá esquecendo de como fazer isso direito), utilizada de maneira maestral em Filmes como Independence Day.

SINCERAMENTE PESSOAL. NÃO TENHO MUITA COISA CONTRA HOLLYWOOD, NÃO SOU AMANTE DOS FILMES DO BERGMAN, TRUFFAUT E NEM DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA. MAS EU TENHO NOÇÃO DE QUANDO UM FILME CARECE DE MÉRITOS.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...